top of page
  • Foto do escritorBruna Daiane

Padronização de processos: entenda como melhorar os procedimentos do seu estabelecimento

O que é a padronização de processos?

Padronizar processos é a capacidade de uniformizar o trabalho realizado por uma equipe ou empresa, de modo que o fluxo de atividades e a forma como elas são executadas seja sempre igual. A padronização consiste na elaboração de operações formalizadas e documentadas, as quais simplificam e normatizam os processos executados em um estabelecimento. Sem ela, principalmente nos dias de hoje, torna-se difícil a realização de um processo produtivo de qualidade, já que o consumidor está cada vez mais exigente. Sendo assim, é considerada a base para estruturar uma política de qualidade em um estabelecimento.

Mas por que padronizar os processos do meu estabelecimento?

Em suma, padronizar processos é importante para garantir um modelo de trabalho, o qual garante um caminho bem definido para a execução das atividades e permite conferir previsibilidade à execução. Estabelecendo um padrão de trabalho, garante-se uma excelência operacional e, consequentemente, há a entrega de produtos e serviços de qualidade. Empresas padronizam seus processos por diversos motivos: atender às regulamentações; melhorar os resultados; evitar variações no produto final; conhecer os processos... E claro, tudo isso é possível devido aos benefícios que a padronização de processos traz para o estabelecimento. Saiba mais sobre cada um deles a seguir!


Otimização dos processos da produção e aumento da produtividade: Se existe uma forma definida dos procedimentos, realiza-se um trabalho eficiente. Consequentemente, a produção ganha mais velocidade e a produtividade do estabelecimento aumenta. A elaboração dos Procedimentos Padrões Padronizados (POP's) e das fichas técnicas auxiliam significamente.


Redução de falhas e de variações de qualidade: Quando não está nítido o que deve ser feito, realiza-se da forma que entende-se ser melhor, o que é muito subjetivo. Ao realizar procedimentos padronizados, as chances de ocorrerem falhas e variações de qualidade no produto final diminuem significativamente.


Melhor experiência do cliente: Além de prevenir a variação na qualidade de seus produtos e serviços, a padronização também evita atrasos e problemas em suas entregas, visto que a aplicação de técnicas uniformes reduz consideravelmente o tempo de produção. Resultado: você entrega uma experiência melhor ao seu cliente e, ainda, sua imagem no mercado melhora significativamente.

Assertividade no treinamento da sua equipe: Ao ter um padrão para executar as atividades, é mais prático treinar novos colaboradores. Além disso, quando há as informações documentadas, garante-se o acesso por sua equipe, de forma detalhada, sobre o que deve ser feito, como deve ser feito e por que deve ser feito.


Redução de custos: Reduzindo erros, retrabalhos e desperdícios em geral, você está reduzindo os custos inerentes ao seu processo. Ainda, com a otimização do processo e, consequentemente, maior produtividade, a padronização pode potencializar a lucratividade do seu estabelecimento.


Transparência nos processos: Com todos os passos definidos, fica mais fácil entender o que deve acontecer para que determinado produto seja entregue. Com a padronização, as etapas se tornam mais transparentes e o desencontro de informações é minimizado. Além disso, é possível identificar etapas desnecessárias e eliminá-las, otimizando as operações como um todo.


Uniformizar processos não significa engessá-los, mas sim garantir a melhor forma de executar um conjunto de operações, para assim, se alcançar um resultado de qualidade.


Para melhorar os procedimentos no seu estabelecimento, a Eali elabora o documento obrigatório de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) e Fichas Técnicas para serviços de alimentação. Ficou interessado em padronizar os processos do seu estabelecimento? Entre em contato!


1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page