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“Tenho um novo produto e quero saber se será bem aceito no mercado“
“Todos elogiam minha receita, será que essa é a visão do público em geral?“
“Resolvi investir na tendência saudável e reduzi teores de açúcar do meu produto, será que o público aprova?“
Quando um produto é desenvolvido ou reformulado, a análise sensorial é uma ferramenta essencial. A avaliação do público - relacionada aos atributos aparência, odor, textura e sabor de um alimento - permite verificar maneiras que o produto pode ser aprimorado e medir a aceitação do consumidor, fator determinante para o sucesso de um lançamento no mercado.
“Troquei alguns fornecedores de matéria-prima, será que a qualidade do meu produto vai continuar a mesma?"
"Adquiri nova tecnologia de produção e gostaria de saber se vai impactar no meu produto final"
"Gostaria de avaliar quanto posso adicionar de adoçante/vitaminas/conservante sem interferir no resultado final do meu produto"
Em casos de mudanças na formulação, de fornecedor, embalagens ou na tecnologia de produção, a análise sensorial é um instrumento muito importante, pois avalia se as alterações causaram diferenças perceptíveis ao consumidor no produto final. O processo é baseado em análises estatísticas para quantificar variações de aceitabilidade entre os produtos, e determinar se houve diferença significativa entre eles.

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