top of page
  • Foto do escritorEali

O que é um POP? Por que implementá-lo?

Atualizado: 9 de nov. de 2020

Serviços de alimentação e indústrias possuem procedimentos para garantir as boas práticas de fabricação, que devem ser executados todos os dias pelos funcionários do estabelecimento. Mas como garantimos a padronização desses procedimentos? Como podemos assegurar que toda a equipe realiza o procedimento da forma correta? Quais são os benefícios de procedimentos padronizados?


O que é um POP?

O POP – Procedimento Operacional Padronizado é um procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos.


Ele deve estar disponível para todos os funcionários envolvidos no procedimento e acessível à autoridade sanitária, quando solicitado. Os POP's podem ser apresentados como anexo do Manual de Boas Práticas de Fabricação do estabelecimento.


Qual o objetivo do POP?

Como o próprio nome do documento já diz, o principal objetivo do POP é padronizar a realização de um procedimento. A implementação de POP's melhora a qualidade, produtividade e controle das atividades que envolvem o seu produto.

Os erros operacionais e humanos são praticamente eliminados do processo devido a padronização durante a execução da atividade.


O que consta em legislação


Serviços de alimentação e indústria possuem legislações diferentes quanto à aplicação de POP's. Abaixo está destacado a principal legislação aplicada a cada um dos estabelecimentos:


Serviços de Alimentação – RDC 216, de 15 de novembro de 2004


Indústrias – RDC 215, de 06 de novembro de 2002


Embora seja vantajoso para qualquer estabelecimento, o POP é obrigatório e geralmente são exigidos durante auditoria sanitária no estabelecimento. Para serviços de alimentação, são exigidos apenas alguns dos POP's abaixo e para indústria, todos os descritos:

  • Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios;

  • Controle de potabilidade da água;

  • Higiene e saúde dos manipuladores;

  • Controle integrado de vetores e pragas urbanas;

  • Manutenção preventiva e calibração de equipamentos;

  • Seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens;

  • Manejo de resíduos;

  • Programa de recolhimento de alimentos.


A padronização dos procedimentos


Os POP's devem conter instruções sequenciais das operações e a frequência de execução, especificando o nome, cargo e ou a função dos responsáveis pelas atividades. Quando aplicável, os POP's devem relacionar os materiais necessários para a realização das operações, assim como os equipamentos de proteção individual (EPI's). Isso contribui para resultados padronizados em qualquer tipo de atividade.


Benefícios dos POP's


Procedimentos padronizados são essenciais para diferenciar uma empresa comprometida com a qualidade. Os processos se tornam mais rápidos e com menos falhas quando os procedimentos são conhecidos por todos.

Um procedimento operacional padronizado é um grande passo para o aumento da produtividade.

Os treinamentos são mais rápidos, fáceis e eficazes com os detalhes das ações descritas no POP. Com as etapas bem claras e padronizadas, qualquer diferença nos resultados pode ser observada rapidamente. Então, a resolução de problemas também pode ser otimizada.


A implementação de POP's também causa a redução de riscos. Os funcionários, diariamente, estão expostos a microrganismos, produtos químicos (detergentes,...) e físicos (objetos cortantes,...). Obedecer a regras e metodologias previamente estabelecidas no POP é importante para a segurança de todos, inclusive, a do consumidor.


Tem interesse em garantir a qualidade e segurança do seu processo produtivo e adequar seu estabelecimento à legislação vigente?

Contate a Eali! Nós ficaremos contentes em poder ajudá-lo!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page