top of page
  • Foto do escritorJoão Vítor

Você prefere chá, blend ou algum tipo de infusão?

Talvez você nunca tenha se perguntado ou não conheça sobre este assunto, mas para as pessoas que apreciam e estudam o mundo das bebidas feitas a partir de brotos, folhas ou caules, os termos chá, blend e infusão melhor detalham aquilo que periodicamente consomem. Neste post, explicaremos sobre alguns detalhes que diferem cada uma dessas três categorias.


Podemos dizer que o segredo para melhor entendermos esses conceitos está na planta Camellia Sinensis. Dessa forma, guarde esse nome, pois será importante para a compreensão do tema.


Tecnicamente, a infusão é o método de se adicionar água quente à uma erva, planta, folha, raiz ou fruta por imersão. Mas, quando utiliza-se esse processo na Camellia Sinensis, e somente nela, denomina-se um chá. A partir do processamento dessa mesma espécie, temos o chá verde, chá branco, chá preto, chá azul e diversos outros.


Sendo assim, podemos afimar que qualquer outra erva, planta, folha, raiz ou fruta que fizermos a imersão não é um chá, mas sim uma infusão. Aqueles “chás” que nossas mães e avós faziam utilizando camomila, erva doce, cidreira, gengibre e muitos outros são considerados, na verdade, infusões.


Os blends, por sua vez, consistem nas misturas das infusões com outros ingredientes para trazer alguma alteração no sabor, aroma ou outra propriedade da bebida. O termo blend, advindo da língua inglesa, significa mistura e é utilizado em diversas outras áreas como um termo técnico para uma determinada combinação.


Resumindo:


Chás: São imersões feitas a partir da Camellia Sinensis pura. As folhas podem ser processadas para atribuir outras características, mas a planta é a mesma.

Infusão: É o termo técnico para o processo de imersão de plantas em água quente. Além disso, pode ser definido também como o produto feito a partir de vegetais puros que não sejam a Camellia Sinensis.

Blends: É uma bebida feita a partir de misturas de plantas diferentes.


A partir deste tema, observa-se como é interessante refletir sobre as crenças populares e como elas definem algumas concepções do mundo ao nosso redor. Além disso, pode-se perceber como algumas questões apresentam diferenças em seus detalhes e acabamos nem percebendo.

Assim, viemos trazer um pouco sobre diferentes ramos no mundo do chá.


Se interessou pelo nosso conteúdo? Assine nossa Newsletter clicando aqui, é gratuita!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page