top of page
  • Foto do escritorCarolina Flores

Prazo de validade: o que é e como são definidos?

Atualizado: 11 de nov. de 2020

O que é data de validade?

Data de validade é o período de tempo em que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis estão íntegros e seguros para consumo. Esse período inicia na data de fabricação do produto e se estende até que a qualidade definida pela mercadoria esteja fora dos padrões esperados para as condições de distribuição, armazenamento e exibição.



O prazo de validade depende de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.

Além disso, existem quatro parâmetros que influenciam diretamente na vida de prateleira de um produto, são eles: o microbiológico, o físico-químico, o bioquímico e o sensorial. Para saber mais sobre estes parâmetros e como estender a vida de prateleira do seu produto, leia o nosso artigo Shelf life: a importância para a qualidade e segurança dos alimentos.


Mas como é definido esse prazo?

Para determinar a data de validade de um produto são realizadas análises em laboratórios, onde as características sensoriais, físicas e microbiológicas são examinadas.

Os testes são realizados em condições controladas de temperatura e umidade. Quando são analisados alimentos com maior durabilidade, o ambiente é alterado para que as deteriorações ocorram mais rápido, de forma a simular as alterações que aconteceriam a longo prazo no alimento, porém em um período curto de tempo. Entretanto, os testes acelerados apresentam resultados menos precisos, podendo haver a necessidade de um ajuste na validade quando o alimento já estiver em comercialização.

O procedimento para definir esse prazo é realizado da seguinte forma: o produto é exposto a diversas temperaturas, altas e baixas, até que uma das suas características saiam do padrão desejado. Assim, é possível estimar em quanto tempo essa degradação ocorreria em condições normais, tanto de um produto fechado, quanto de um produto aberto. Periodicamente, as amostras são coletadas e, então, são realizados os testes microbiológicos e sensoriais.


Testes microbiológicos


Os testes microbiológicos são os maiores determinantes da vida de prateleira do produto, sendo fundamentais para a segurança alimentar. O objetivo desse teste é verificar se a quantidade de microrganismos presentes ao longo do tempo está dentro do limite estabelecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ainda que o produto continue com aspecto idêntico ao original, o número de microrganismos é o que o torna impróprio para o consumo. Existem microrganismos que, mesmo em quantidades mínimas, são proibidos devido às suas toxicidades. Estes limites são essenciais à saúde do consumidor, visto que os microrganismos podem causar doenças alimentares severas e até mesmo risco de morte.


Testes sensoriais

Nesse caso, textura, aparência, aroma, sabor e cor são analisados. Esses testes garantem a integridade do produto, mesmo que seguros microbiologicamente. Ou seja, em alguns casos, o produto ainda mantém-se dentro dos limites permitidos de microrganismos, mas suas características sensoriais já não são similares ao padrão exigido. Essas características organolépticas são fundamentais para a aceitabilidade mercadológica, isto é, fazem parte do controle de qualidade do produto. Leia mais sobre análise sensorial, clicando aqui.


A importância da data de validade

Existem programas e leis que exigem a obrigatoriedade do prazo de validade determinado na embalagem. No estado do Rio Grande do Sul, foi instituído pelo PROCON o programa "De olho na validade", em que todo o consumidor que encontrar um produto fora do prazo de validade dentro do ponto de venda, tem direito de receber gratuitamente um novo produto similar que esteja dentro do prazo de validade. Já a Anvisa possui a RDC n° 259, de 20 de setembro de 2002, que estabelece que o prazo de validade é informação obrigatória na rotulagem de alimentos comercializados.

Com o amplo acesso a essas informações, os consumidores estão cada vez mais exigentes; assim, estar de acordo com a legislação e ser transparente com seus clientes são critérios necessários para manter a boa imagem e credibilidade. Afinal, estabelecer a data de validade garante ao consumidor a ingestão de um produto íntegro e seguro, dentro dos padrões exigidos.


Seu produto não está durando quanto você gostaria?

Na Eali, realizamos o serviço de estudo de métodos de conservação, que consiste em identificar possíveis melhorias no processo de fabricação e possíveis aplicações de aditivos, tratamentos térmicos, atmosfera modificada em embalagens a fim de aumentar a vida de prateleira do seu produto e, consequentemente, estender o prazo de validade dele! Se interessou? Entre em contato com a gente, clicando aqui!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page