top of page
  • Foto do escritorEali

O que é uma consultoria em alimentos?

Atualizado: 9 de nov. de 2020

Uma consultoria é um serviço, um processo que se realiza através de um consultor e que tem a finalidade de auxiliar outras empresas nas suas decisões. Com isso, uma empresa de consultoria realiza trabalhos personalizados para cada cliente, com o intuito de solucionar os seus problemas.

  • A consultoria em alimentos:

A consultoria voltada para alimentos é uma atividade em que o profissional técnico presta serviços a empresas de alimentação. Isto pode ser em estabelecimentos de menor porte, como restaurantes, padarias, cafés e bares, ou também de maior porte, como as próprias indústrias.

  • Áreas de atuação

1 - Projetos de regulamentação: estabelecimentos do ramo alimentício precisam estar com as documentações em dia para funcionarem de acordo com as normas legais. Dessa forma, empresas de consultoria em alimentos prestam serviços como elaboração de Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais padronizados.


2 - Otimização de processos e layout: em um sistema produtivo do ramo de alimentos, seja uma cozinha de pequeno porte ou uma grande indústria, existem muitos fatores que podem acarretar em atrasos ou problemas no produto final. De forma que, empresas de consultoria em alimentos podem atuar tanto para desenvolver um processo específico ou um layout do zero, quanto para otimizar e reconstruir um já existente que opere com falhas, podendo causar riscos aos consumidores e aos colaboradores.


3 - Rótulos, tabelas e embalagens: em um estabelecimento ou uma indústria alimentícia, em que será vendido algum produto ao consumidor, o alimento que contém uma embalagem adequada, um rótulo com os ingredientes e uma tabela nutricional do produto, são mercadorias que se preocupam com o bem-estar de seu cliente.


4 - Análises: se baseiam na busca da qualificação e da quantificação de cada componente de um alimento, averiguando suas características e suas mazelas, como conservação, duração e aspecto.

Tem interesse em conhecer uma empresa de consultoria, realizamos todos os serviços já citados e mais alguns, visite a Eali consultoria.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page