top of page
  • Foto do escritorCamila Martini

Como a alimentação pode influenciar na sua imunidade?

Quem nunca comeu uma laranja pela sua vitamina C, ou tomou um chá de limão, mel e gengibre quando estava gripado? A alimentação é o combustível do nosso corpo, e a cada dia surgem pesquisas e teorias sobre o poder dos alimentos; assim, o crescente interesse da sociedade junto à tecnologia vem apresentando fatos curiosos e pertinentes sobre o assunto.

O sistema imunológico do nosso corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de alguns minerais, vitaminas e aminoácidos: O que você come influencia sua saúde. Uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários, afetando as células de defesa de nosso corpo que acabam ficando mais fracas, e consequentemente, menos eficientes. Assim, dar preferência por alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, como oleaginosas, sementes, produtos integrais, frutas e verduras, auxilia no seu bem-estar e reflete na sua imunidade.

“A alimentação não consiste tão somente em ingerir os alimentos. A boa alimentação deve estar em harmonia com um princípio básico: Nada em excesso.”, é o que afirma Emídio Brasileiro, portanto podemos dizer que o equilíbrio é fundamental. Existe uma certa quantidade diária que nosso corpo é capaz de absorver de cada nutriente e, além disso, nenhum alimento sozinho é capaz de potencializar a nossa imunidade. Desse modo, como dizem as mães, quanto mais colorido for o prato, mais saudável será a refeição.

Não se engane, alimentos ultraprocessados podem sim ser uma fonte segura de nutrientes; é comum prejulgar estes alimentos como vilões, entretanto, mais importante que o processamento do produto, são os ingredientes. É fundamental saber ler e compreender os rótulos dos alimentos, prestando atenção nesses componentes. Por fim, é importante lembrar que outros fatores externos também influenciam a imunidade e a saúde como um todo, como estresse, privação de sono e sedentarismo.


No Guia Alimentar proposto pelo Ministério da Saúde do Brasil, podemos observar a importância de uma alimentação equilibrada e rica em alimentos naturais, confira a seguir:


A Eali realiza o serviço de Desenvolvimento ou Reformulação de produtos, no qual é feita pesquisa teórica e testes práticos para auxiliar nos ingredientes e processamentos necessários para o seu produto.

Se você gostaria de desenvolver um produto, ou ainda, reformular algum, prezando o pilar da saudabilidade, então clique aqui para conferir o serviço de Desenvolvimento ou reformulação de produtos oferecido pela empresa; realizamos desenvolvimento de produtos, com pesquisa teórica e testes práticos para auxiliar nos ingredientes e processamentos necessários para o seu produto!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page