• Eali

Boas Práticas de Fabricação: um compromisso com a qualidade e segurança dos alimentos

O fator de maior importância em um estabelecimento é a preocupação com a qualidade sanitária e segurança dos produtos em toda a cadeia produtiva, de forma a garantir a integridade e saúde dos consumidores, seja nas indústrias ou serviços da área de alimentação, como também indústrias farmacêuticas, suprimentos médico-hospitalares, bebidas, produtos médicos e veterinários, entre outros.


Porque seguir as Boas Práticas de Fabricação (BPF’s)?

As BPF’s representam uma importante ferramenta para o progresso do empreendimento, sendo vantajoso tanto para o empreendedor quanto para o consumidor.

A probabilidade de contaminação química (produtos químicos), física (corpos estranhos) e biológica (microrganismos) dos alimentos varia conforme as condições em que é manipulado. Portanto a aplicação das BPF’s contribui como medida preventiva contra pragas, microrganismos e outros agentes indesejáveis para o alcance de níveis adequados de segurança e qualidade do produto final. Essas práticas são vantajosas por evitar a propagação de doenças transmitidas por alimentos (DTA’s), ampliar a vida útil dos produtos, atender as expectativas dos clientes e, assim, reduzir o número de rejeições e perdas de mercado.

A adoção das BPF’s é um requisito obrigatório da legislação vigente, que regulamenta as medidas de BPF em caráter geral. Portanto outra vantagem na adesão é a conformidade do estabelecimento com os órgãos de Vigilância Sanitária, evitando multas, interdições e fechamento do local.



Onde devo empregar as BPF’s?

As BPF’s devem ser implementadas em toda a cadeia produtiva do alimento, desde a escolha dos fornecedores e recepção, garantindo a qualidade da matéria-prima, até o processamento e expedição dos produtos. Abordam instalações industriais, equipamentos e utensílios, pessoal, controle da matéria-prima, operações, controle de pragas, registros e documentação.

Instalações inadequadas, assim como a higienização precária do local e comportamento incorreto dos manipuladores podem resultar em surtos alimentares, menor eficiência da produção, problemas nos equipamentos e redução da vida útil dos produtos.



Mas como posso aplicá-las em meu estabelecimento?

Para auxiliar o cumprimento das BPF’s todo estabelecimento deve conter um Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF) personalizado para cada empresa de acordo com suas especificações. assim como procedimentos operacionais padronizados (POP’s).

O manual é um documento oficial que registra detalhadamente os procedimentos de controle adotados pela empresa para cada etapa do processamento, incluindo informações sobre treinamento e segurança do pessoal, operações de preparação e higienização, recepção da matéria-prima, armazenamento, transporte, instalações industriais, controle de pragas, registros e documentação para rastreabilidade. Os funcionários devem possuir fácil acesso ao MBPF para a leitura.

A elaboração de Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) ou Procedimento Operacional Padronizado (POP) também são exigidos e estão como itens relatados no MBPF dando suporte à elaboração do manual. Nos POP’s são apresentadas a descrição detalhada de como fazer, monitorar, registrar, corrigir e verificar certos itens das Boas Práticas. Portanto, ao adotar as BPF’s, as normas estabelecidas devem ser operacionalizadas pela implementação de procedimentos rotineiros, aderindo programas de monitorização, registros, ações corretivas e verificação por meio de checklists.

Tem interesse em garantir a qualidade e segurança do seu processo produtivo e adequar seu estabelecimento à legislação vigente? Contate a Eali! Nós podemos ajudá-lo!

Elaboramos MBPF e POP’s personalizados e aplicamos o checklist para verificação das BPF. Caso tenha interesse em conhecer mais dos nossos serviços, clique aqui.

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

A Eali é uma empresa júnior de consultoria em engenharia de alimentos da UFRGS.

Copyright 2018 © EALI. Todos os direitos reservados.

A Empresa

Av. Bento Gonçalves, 9500
90540-000 Porto Alegre, Rio Grande do Sul

(51) 999 029 862