top of page
  • Foto do escritorLaura Battirola

A impressão 3D no mercado da alimentação


Existe uma crescente preocupação em relação à qualidade dos alimentos que consumimos, e a indústria sabe disso. É por isso que cada vez mais vemos propagandas que destacam que o seu produto tem menos sódio, menos gordura, são mais saudáveis, além de sempre estarem a salientar o quão prático é armazenar e prepará-los.


Para que essa evolução continue existem pesquisadores que estão trabalhando constantemente, e a nova aposta deles é a impressão 3D de alimentos. Considerada como uma revolução assim como o micro-ondas foi a algum tempo atrás, a impressão 3D e os alimentos estão se unindo para permitir a produção de alimentos personalizáveis numa escala nunca antes vista.





Dado o processo minimalista desse tipo de produção, essas máquinas serão capazes de reduzir o desperdício de comida, calculando exatamente quanto de leite ou farinha de trigo na confecção de um bolo ou uma pizza, por exemplo. Elas também serão capazes de calcular a porção ideal para que aquele prato servisse a todos os convidados de um jantar. No caso de uma escala industrial, o corte do desperdício traria um volume de economia ainda maior.

Em 2018, foi criado o primeiro bife vegano, com a mesma consistência, aparência, textura e propriedades nutricionais que o bife de origem animal. O sucesso foi tamanho que a empresa já planeja desenvolver um peito de frango vegano da mesma forma. Para dar forma a essa substância crua são usados ingredientes à base de arroz, ervilha e algas

A impressão de alimentos é o futuro do mercado, tanto por questões ambientais, quanto por poder ser mais saudável e econômico. Já existem grandes empresas de fast-food testando produtos como nuggets, por exemplo.





Para que você fique sempre atualizado sobre as novidades do mercado alimentício nos contate! Além de novidades mirabolantes você pode adquirir prestígio fazendo coisas mais simples como investir em embalagens mais sustentáveis, aprimorando o seu produto e fazendo parte da tendência de clean label !


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page