top of page
  • Foto do escritorEali

Clean Label - conheça a tendência

Atualizado: 12 de nov. de 2020

Clean label, também conhecido como “rótulo limpo” pode ser aplicado em qualquer gênero alimentício. Tem como princípio que as embalagens dos produtos alimentícios sejam mais claras em relação aos ingredientes que estão em sua composição, assim apresentando rótulos de fácil entendimento ao consumidor.



Por que aderir?


O intuito da apresentação de um rótulo mais claro é proporcionar maior confiança aos consumidores, visto que a tendência dos consumidores é querer reconhecer os ingredientes do rótulo para entender o que estão consumindo. Portanto, produtos que utilizam clean label remetem produtos mais naturais e saudáveis.




Como aderir?


Rótulo clean label promove a isenção de aditivos, como conservantes, acidulantes, aromatizantes, realçadores de sabor e corantes. Assim como aqueles ingredientes que em excesso são prejudiciais à saúde, como gordura, açúcar, sal e até glúten. E principalmente organismos geneticamente modificados (OGM’s). Além disso, um rótulo clean label também envolve itens como técnicas de processamento, rastreabilidade, sustentabilidade, certificação orgânica, transparência da indústria em comunicar esse perfil de produto ao consumidor.


Como saber que o produto é Clean Label?


Não existe uma definição regulamentada especificando um produto “clean label”. Assim, para identificar é necessário a leitura do rótulo dos alimentos, tendo uma atenção especial na parte dos ingredientes. Esses produtos irão apresentar pequena quantidade de ingredientes e, principalmente, ingredientes conhecidos, de fácil entendimento ao consumidor.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page