top of page
  • Foto do escritorEali

Selos em alimentos: produtos de origem animal

Atualizado: 9 de nov. de 2020

Já se questionou sobre o quão seguro é o alimento que você escolheu? Ou, se ele tem uma boa procedência e é realmente aquilo que alega ser? Para garantir isso ao consumidor, existe a certificação do produto por selos alimentares. Estes, podem ser definidos como uma espécie de aval concedido por entidades reguladoras, reconhecidas nacional e internacionalmente, as quais asseguram que os produtos industrializados seguem todos os padrões de segurança estabelecidos, garantindo assim, a qualidade do alimento. Os selos alimentares são voltados para produtos específicos e, em alguns casos, são essenciais para a comercialização dos mesmos em certas regiões e estabelecimentos.


E qual é o selo para produtos de origem animal?


O selo de inspeção de produtos de origem animal é obrigatório, sejam eles comestíveis ou não, o qual assegura que o alimento está apto ao consumo, sem riscos de contaminação ou danos ao consumidor. Para estes produtos há três tipos de selos e uma das grandes diferenças entre eles é a abrangência territorial, onde cada um, concede ao produtor uma área específica de comercialização com segurança e permissão legal. Eles encontram-se divididos em espaços de comercialização: os de esfera nacional, estadual e municipal.

  • Serviço de Inspeção Federal, conhecido mundialmente pela sigla SIF e vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA, é o responsável por assegurar a qualidade de produtos destinados ao mercado interno, bem como de produtos importados e exportados, respeitando as legislações nacionais e internacionais vigentes;

  • Serviço de Inspeção Estadual representado pela sigla SIE, com ele o produtor está autorizado a comercializar o seu produto em âmbito estadual;

  • Serviço de Inspeção Municipal, é conhecido pela sigla SIM, o estabelecimento regulamentado pelo SIM tem a autonomia para comercializar o artigo somente dentro do município.


Como proceder para adquirir este selo?

Para a obtenção de qualquer um destes selos, além de passar por um processo de avaliação geral da empresa realizado pelas certificadoras oficiais, o empreendimento precisa adotar uma série de normas, realizando metodologias específicas para a fabricação do alimento. Também são fatores avaliados, a responsabilidade social e ambiental da marca.


Quais as vantagens em tê-lo?


A utilização deste método de controle é fundamental ao consumidor, pois ele saberá que não há riscos de doenças e infecções que podem ser trazidos pelos alimentos, garantindo que o produto está apto para o consumo e que não irá causar nenhum risco à saúde do cliente. Por sua vez, o papel do fabricante é o comprometimento com as regras estabelecidas, se responsabilizando pela segurança e qualidade da sua produção.

Tem interesse em desenvolver um produto de origem animal e está com dificuldade? Contate a Eali! Nós podemos ajudá-lo!


Caso tenha interesse em conhecer mais dos nossos serviços, clique aqui.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page