top of page
  • Foto do escritorEali

Por que ter uma ficha técnica no seu negócio?


Quando se inicia um novo negócio, diversas exigências são feitas, tanto simples quanto burocráticas. Entretanto, nem sempre se é dado o devido valor a esses detalhes, muitos destes sendo considerados, de certa forma, desnecessários.

Mas calma lá, pois não é bem assim! Dentro do ramo alimentício, a padronização de produtos e serviços é absolutamente vital, pois permite manter a qualidade do produto e auxilia na organização do seu negócio, sempre visando a excelência. A ficha técnica é essencial para garantir que o negócio e equipe consigam atingir os padrões estabelecidos.

Mas Eali, o que é uma ficha técnica?

A ficha técnica é um instrumento gerencial de apoio operacional, pelo qual se faz o levantamento dos custos, a ordenação do preparo e o cálculo do valor nutricional da preparação, sendo muito útil, por exemplo, para subsidiar o planejamento de cardápio (AKUTSU, 2005, p. 278-279). A ficha técnica constitui em si o tempo total de preparo, valor gasto em cada produto, fator de cocção, rendimento, número de porções, ingredientes, equipamentos utilizados, descrição de todas as etapas de preparo, entre outras coisas. Com ela em mãos, você terá um total controle do produto de seu negócio!


De acordo com Akutsu e colaboradores, a implementação das fichas técnicas facilita o trabalho do profissional de nutrição, promove o aperfeiçoamento do desempenho dos funcionários e também a melhoria da saúde da população atendida, já que há a possibilidade do controle nutricional e valor energético.


Ficou com alguma dúvida ou deseja fazer uma ficha técnica? Entre em contato conosco!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page