• mariaeduarda965

Para que serve e quando é necessária uma análise centesimal?



Tendo aparecido na Alemanha de 1864, e academicamente conhecida como método de Weende, a análise centesimal é um procedimento que utiliza métodos laboratoriais para obter a composição nutricional de alimentos. Ela compreende separar, por meio de processos físico-químicos, os compostos a serem analisados em 6 grupos.

Com a análise centesimal, se pode identificar e quantificar as propriedades nutricionais do produto com precisão, o que possibilita a composição de uma tabela nutricional mais completa, de maneira a beneficiar tanto ao produtor, quanto ao consumidor. Dentre as informações obtidas por meio da análise centesimal a respeito do produto, podemos citar:


Definição do público alvo

Com a análise centesimal, é possível saber em detalhes a composição de cada produto, o que possibilita utilizar essas informações como um diferencial na hora de fazer o marketing desses, tornando-os mais atraentes ao consumidor. Com base nesses resultados, é possível, também, definir o público alvo do produto, observando quais nutrientes estão em maior quantidade e quais consumidores teriam maior interesse neles.


● Auxilio no tempo de validade

Estando associado à quantidade de água presente no produto e aos aspectos físico-químicos de sua composição, a realização da análise centesimal pode auxiliar no entendimento do porquê de algum alimento não se manter apropriado para consumo pelo tempo que deveria. Esse conhecimento pode ajudar no aumento da validade de um produto, já que pode ser substituído ou adicionado algum ingrediente que possa estar diminuindo a vida útil do alimento.


Maneiras de aprimorar o produto

Um bom entendimento de sua composição, possibilita que se saiba quais nutrientes podem ser incluídos e quais podem ter sua quantidade diminuída, a fim de melhorar a qualidade do alimento.


Há certos produtos para os quais a análise centesimal é o único método disponível para a obtenção das informações nutricionais. Dependendo da maneira como o alimento é produzido, as técnicas tradicionais de confecção da tabela nutricional, como utilizar outros alimentos como base para os cálculos e para a obtenção de dados, não podem ser realizadas. Vale ressaltar também, que essa técnica não é tão precisa quanto a análise centesimal, pois, ao partir de valores nutricionais de alimentos já tabelados, pode ocorrer uma propagação de erros.

Finalmente, as informações nutricionais obtidas pela análise centesimal ajudam no melhor conhecimento do produto, visto que cada receita tem suas especificidades, e na transparência com o cliente, pois permitem que ele tenha conhecimento amplo e preciso a respeito daquilo que está consumindo. Consequentemente, o consumidor desenvolverá confiança na marca, e irá se sentir seguro ao adquirir seus produtos!


Ficou com alguma dúvida sobre as analises centesimais? Clique aqui e converse com a gente!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa?