top of page
  • Foto do escritorBeatriz Nagel

O que é o glúten sob a perspectiva nutricional?

Encontrado de maneira muito abundante na dieta do brasileiro, o glúten é uma proteína famosa por suas controvérsias. Presente em diversos cereais, como trigo, centeio e cevada, o glúten é uma rede de proteínas, formada principalmente pelas proteínas gliadina e glutenina. Essa proteína é formada através da mistura mecânica de ingredientes provenientes desses cereais com água.

O papel tecnológico do glúten da panificação é essencial. Sua elasticidade e extensibilidade possibilitam que os gases derivados da fermentação em pães possam ficar retidos no produto. Mas, apesar de ser o protagonista da indústria de panificação, muitas vezes o glúten é apontado como vilão da alimentação humana. Será que essa proteína causa realmente danos à saúde? Nós trouxemos algumas informações abaixo para cessar a tua curiosidade!


Por ser uma proteína alimentar, o glúten pode ser consumido, geralmente, sem causar danos à saúde. Contudo, para as pessoas que possuem intolerância, o glúten desencadeia uma série de sintomas, principalmente gastroentéricos. Além disso, o alergista, Francisco Geraldo Sarti de Carvalho, confirma "Em uma dieta balanceada é fundamental que se tenha os alimentos que são fontes de glúten, como o trigo, que é um ótimo alimento. Aquelas pessoas que não têm intolerância e nem doença celíaca, podem ingerir sem problema."

De acordo com a Acelbra (Associação de celíacos do Brasil), a doença celíaca é uma doença autoimune que é consequência da ingestão de cereais que contêm glúten (centeio, cevada e trigo) por indivíduos que possuam predisposição genética. Nesses casos, ocorre a inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, atrofiação das vilosidades intestinais e má-absorção intestinal. Assim, diversos problemas relacionados à digestão ocorrem.

Há também a intolerância ao glúten, que ocorre quando a digestão da proteína não é feita corretamente e seus restos (peptídeos desta proteína) podem se alojar e acumular na parede do intestino. Os sintomas mais comuns são distensão abdominal, gases, diarreia, prisão de ventre, enxaqueca e cansaço. Para pessoas que possuem a intolerância ao glúten, a sua retirada da dieta pode ser sim muito benéfica.

A sensibilidade é o estado clínico onde os indivíduos desenvolvem sintomas intestinais e extraintestinais relacionados com a ingestão de alimentos que contenham glúten, e que apresentam melhora dos sintomas quando o glúten é removido da alimentação, mas não apresentam doença celíaca.

Dessa forma, os indivíduos que não possuem intolerância ao glúten ou doença celíaca, podem continuar consumindo seu pãozinho sem culpa!


Nós atendemos muitas empresa glúten free! Se tiver interesse em nossos serviços nos contate aqui.


Esse blog foi escrito em parceria com o CEANUT, empresa júnior de Nutrição da UFRGS. Para saber mais sobre eles, segue abaixo os contatos:


Instagram: @ceanut.ej


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page