top of page
  • Foto do escritorEali

Marmitas e rotulagem: entenda mais

Cada vez mais tem-se ouvido falar sobre ter uma alimentação saudável e das diversas estratégias disponíveis para alcançá-la. No blog de hoje, vamos falar das marmitas, que nos últimos anos têm sido cada vez mais comercializadas.

As marmitas são pequenas porções de comida, pré-prontas e embaladas, sendo uma ótima forma de planejar as refeições e manter uma alimentação saudável.


Hoje em dia, vê-se um aumento de pessoas vendendo marmitas, mas com a popularização desse mercado surge a pergunta:


É preciso rotular as marmitas?


E a resposta é: DEPENDE!


Segundo a RDC n° 259/2002, para alimentos embalados na ausência do cliente é necessária a declaração das informações obrigatórias previstas pela resolução, de forma que elas podem ser fixadas no produto com etiquetas complementares. As informações obrigatórias previstas pela resolução são:

- Denominação do produto;

- Lista de ingredientes;

- Conteúdo líquido;

- Identificação de origem;

- Identificação do lote;

- Prazo de validade;


Além dessas seis informações, é dever informar a identificação do importador caso o produto for importado, informar também as instruções de conservação, preparo e uso do produto.

Por outro lado, quando forem embalados na presença do consumidor ou seja, as marmitas são embaladas e comercializadas no mesmo estabelecimento, não é obrigatória a rotulagem, no entanto vale ressaltar, segundo o Código de Defesa do Consumidor, que essas informações devem estar disponíveis para os clientes. Entretanto se o estabelecimento quer produzir e colocar para vender em pontos de venda como supermercados e empórios, a rotulagem é obrigatória.

Ademais, muitos lugares que trabalham com alimentos embalados na presença do consumidor ou delivery, possuem rotulagem por conta dos clientes que possuem um perfil mais saudável ou que gostam de saber exatamente o que estão consumindo em cada refeição, principalmente as informações sobre os ingredientes, tabela nutricional e lista de alergênicos.

Ficou em dúvida sobre como implementar a rotulagem para suas marmitas? Entre em contato com nossa equipe e marque um diagnóstico!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page