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Light, Diet e Zero: entenda a diferença!

É muito comum termos dúvidas quando tratamos de alimentos light, diet e zero, principalmente quando decidimos seguir uma rotina alimentar mais saudável e ligamos apenas para os nomes, sem entender realmente a função de cada um. Mas afinal, o que quer dizer cada uma dessas definições?



Devido à grande diversidade de produtos presentes nos mercados com suas variações light, diet e zero, a confusão entre qual escolher se torna frequente e pode, muitas vezes, nos levar a comprar um produto que nem sempre é o que tínhamos em mente, visto que alguns alimentos light ou diet podem ser até mais calóricos que os normais. Contudo, é preciso entender que essas variações são bem específicas e destinadas a grupos que possuem restrições a certos ingredientes, por isso é necessário quebrar as generalizações de que tais produtos são destinados ao emagrecimento apenas e prestar atenção ao rótulo.


Mas afinal, o que difere entre cada produto?


Produtos Light apresentam uma redução de 25% em sua composição, podendo ser de açúcar, gordura, nutrientes, colesterol, sódio e outros. Isso não quer dizer que algum alimento seja totalmente desprovido dessas composições. São indicados para todos aqueles que se preocupam com um estilo de vida mais saudável ou para aqueles que desejam perder peso através do consumo de alimentos menos calóricos.


Alimentos diet, por sua vez, tem restrição de algum nutriente na sua composição, seja açúcar, carboidrato, gordura ou outro, a fim de destiná-los a um grupo específico de pessoas. Porém, por ser isento de determinado nutriente, geralmente possui uma maior quantidade de outros para repor a falta daquele, por isso muitos alimentos diet possuem a mesma quantia ou até mais de calorias que um alimento tradicional. Essa variação dos alimentos é indicada para quem possui algum tipo de restrição, como diabéticos, hipertensos ou pessoas com colesterol elevado.


Produtos zero possuem a total exclusão de algum nutriente sem a adição de outro para repor o sabor. Logo, se o alimento for "zero açúcar", também significa que possui menos calorias. Entretanto, ler "zero açúcar" na embalagem do alimento não quer dizer que ele será obrigatoriamente isento de açúcares, pois pode conter ingredientes em sua fórmula que tenham esse nutriente, como frutas (frutose), leite (lactose) ou outros. Grande parte desses produtos são reduzidos de em calorias e açúcares, sendo indicado, então, tanto para pacientes com diabetes quanto para quem deseja perder peso.


Como é possível perceber, existe uma diferença significativa entre esses produtos, por isso é sempre bom estarmos atentos às rotulagens, a fim de entendermos a quem realmente é destinado e se é o que desejamos consumir. Muitas pessoas ingerem alimentos diet a fim de emagrecer, mas como foi visto, eles podem ser até mais calóricos que os normais, surtindo um efeito contrário que o esperado. Também é sempre importante prestar atenção ao consumo exagerado desses produtos, pois mesmo que possuam benefícios, ainda são alimentos industrializados modificados.


Na hora das compras, é sempre bom tirar um momento para a leitura dos rótulos e confirmar se é aquilo que queremos. Agora que sabemos a diferença entre esses produtos, ficará mais fácil optar por quais das opções das prateleiras levar para casa.


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