top of page
  • Foto do escritorEali

Legislação das Kombuchas: Análises obrigatórias

Atualizado: 28 de jun. de 2023


O que é Kombucha?


Kombucha é o chá, geralmente preto, verde ou branco, adocicado, que sofre processo de fermentação a partir de bactérias e de leveduras, que formam uma espécie de “celulose” ou película (chamado scooby) na superfície do líquido. É necessário ter o cultivo-mãe para que essa fermentação ocorra, e geralmente ele é adquirido através de doação, ou então, você mesmo pode “criar” o seu cultivo-mãe.



Quais são as legislações obrigatórias?


O Ministério da Agricultura é o responsável por estabelecer as legislações e análises necessárias a alimentos da área. Por isso, criaram a Instrução Normativa MAPA nº 41, em 2019, que estabelece um padrão de qualidade nas Kombuchas fazendo análises na composição, nos parâmetros analíticos como pH, quantidade de CO2, teor alcoólico e acidez.


A Kombucha é classificada como uma bebida alcóolica?


A Kombucha é classificada como alcoólica se tiver teor alcoólico acima de 0,5%. Ou seja, a partir dessa porcentagem, é obrigatória a declaração da graduação alcoólica na rotulagem. Além disso, a declaração deve estar no painel principal do rótulo, expresso em porcentagem em volume (% v/v), logo depois da expressão “Teor alcoólico”.


Você trabalha com a produção de Kombucha e gostaria de ter seu alimento analisado? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais como podemos auxiliar no seu crescimento!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page