• Lisieux Almeida

Jovens no Mercado Empreendedor

Por que os jovens estão optando pelo mercado empreendedor?


Estamos vivenciando um período de muitas reflexões e mudanças do nosso cotidiano e muitas vezes nos deparamos com situações inesperadas que exigem inovação. Atualmente, evidencia-se uma certa carência por inovação nos mais diversos setores, e como consequência desta escassez muitos jovens iniciantes no mercado estão tomando novos rumos e abrindo o seu próprio negócio, tomando como propulsor o setor digital.

Assim, questões cruciais acabam por surgir e influenciar fortemente na decisão destes jovens a optarem por tal caminho. Sendo assim, através da transição das suas ideias do papel para a prática, pode-se citar como pontos fortes para este início de negócio os seguintes aspectos:

  • Buscar solucionar os problemas da sociedade de forma eficiente.

  • Olhar inovador e “fora da caixa”.

  • Sede por conhecimento.

  • Desafiar-se.

  • Impactar a sociedade positivamente devido às suas ações.

  • Inconformidade com a realidade vivenciada.

  • Perspectiva de ganhos maiores.

  • Capacidade de liderança e auto-controle.

  • Autonomia, liberdade para realizar suas próprias tarefas.

  • Meio digital (marketing e serviços).



Quais são os desafios enfrentados?


Jovens buscando solucionar os problemas da sociedade de forma eficiente e com muita vontade de inovar estão enfrentando o desafio de criar o seu próprio negócio. Mas para que isso saia do papel, são necessárias várias ações: como ter uma determinada quantia de dinheiro para investir e pessoas que comprem a sua ideia. Mas nem tudo são flores, pois além disso há diversos obstáculos a serem enfrentados pelo jovem:

  • Crença na incapacidade do jovem frente ao mercado em virtude da sua idade;

  • Recursos insuficientes para iniciar e garantir a estabilidade no seu negócio (principalmente para jovens de baixa renda);

  • Burocracia tributária;

  • Atingir a meta de vendas e obter os lucros almejados;

  • Concorrência, entre outras adversidades.


Por que acreditar no jovem empreendedor?


Apesar de todas as dificuldades, o jovem chega ao mercado de trabalho com muita sede por conhecimento, além de que alguns já se inserem capacitados à medida que realizam cursos,treinamentos e participam de empresas júniores. O nível de conhecimento do jovem empreendedor é a chave para atingir o destaque neste mercado, visto que as habilidades e capacidades são avaliados em conssonância com a demonstração de um perfil empreendedor. Além disso, a partir da formação de um espírito criativo e questionador, é possível constantemente buscar novos caminhos e soluções, visando sempre as necessidades do ser humano.

Outro fator importante é a concorrência que possibilita ao jovem inovar no mercado, modernizar produtos e serviços, trazer soluções mais práticas para seus clientes (diferentes das convencionais) e ainda assim capazes de impactar a sociedade positivamente fazendo-se uso de práticas sustentáveis. Apesar de ser considerado um desafio, a concorrência proporciona aos jovens a entrega de soluções cada vez mais inovadoras às empresas ao passo que são entregue ideias capazes de ampliar as escolhas dos consumidores.

Por estas razões, devemos confiar e acreditar no jovem empreendedor, já que evidenciam-se os inúmeros benefícios que podem ser perpetuados na sociedade e no setor empreendido, a partir da incessante vontade do jovem em almejar metas cada vez mais desafiadoras.


Por fim, trago aqui um exemplo de jovem empreendedor de sucesso:


Você já deve ter se deliciado ou ao menos ouvido falar sobre a empresa de chocolates Cacau Show, tal empresa fora fundada por um brasileiro chamado Alexandre Tadeu da Costa. Alexandre iniciou seu empreendimento aos 17 anos de idade, aproveitando a páscoa para revender chocolates, sendo surpreendido neste meio tempo por uma encomenda de produção de 2 mil ovos de 50g. Para cumprir com o prometido, e apesar de ter seu pedido negado pela fábrica devido a incompatibilidade de peso, Alexandre resolveu, com a ajuda de uma senhora, produzir exclusivamente o pedido entregando-o com sucesso. Com muito esforço e dedicação um novo negócio foi surgindo de porta em porta até chegar em uma rede de negócios que hoje fatura bilhões, com mais de 1000 lojas espalhadas pelo Brasil.

Uma forma de enfrentar as dificuldades no ano de 2020 é a venda online, que também está sendo uma forma dos empreendedores ampliarem seu nicho de mercado e alcançar consumidores de diversas localidades.


Gostou do nosso blog? Se inscreva em nossa Newsletter para receber quinzenalmente mais conteúdos! Saiba mais aqui.

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

A Eali é uma empresa júnior de consultoria em Engenharia de Alimentos da UFRGS.

A Empresa

Av. Bento Gonçalves, 9500
90540-000 Porto Alegre, Rio Grande do Sul

(51) 999 029 862

Copyright 2018 © EALI. Todos os direitos reservados.