top of page
  • Foto do escritorEali

Importância das Boas Práticas de Fabricação

Atualizado: 5 de nov. de 2020

As Boas Práticas de Fabricação (BPF’s) são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação ou indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e segurança dos produtos, assim como a integridade e saúde do consumidor. As práticas representam uma importante ferramenta para o progresso do empreendimento, sendo vantajoso tanto para o dono do estabelecimento quanto para o consumidor, evitando doenças transmitidas por alimentos, além de ampliar a vida útil dos produtos, atender as expectativas dos clientes e, assim, reduzir o número de rejeições e perdas de mercado.


Onde devo empregar as BPF’s?

Em toda a cadeia produtiva do alimento! Desde a escolha dos fornecedores e recepção, garantindo a qualidade da matéria-prima, até o processamento e expedição dos produtos. Abordam instalações industriais, equipamentos e utensílios, pessoal, controle da matéria-prima, operações, controle de pragas, registros,documentação e rastreabilidade.


Instalações inadequadas, assim como a higienização precária do local e comportamento incorreto dos manipuladores podem resultar em surtos alimentares, assim como uma menor eficiência da produção, problemas nos equipamentos e redução da vida útil dos produtos.


A probabilidade de contaminação química (produtos químicos), física (corpos estranhos) e biológica (microrganismos) dos alimentos varia conforme as condições em que é manipulado, portanto a aplicação das BPF’s contribuem como medida preventiva contra pragas, microrganismos e outros agentes indesejáveis para o alcance de níveis adequados de segurança e qualidade do produto final.


Sua adoção é um requisito da legislação vigente

- Indústria de alimentos: Portaria 368/97 MAPA (BPF); Portaria 326/97 MS (BPF); Portaria 211/2009 DIPOA-RS (BPF)

- Serviços de alimentação: RDC 216/2004 MS (BP e POP); Portaria 78/2009 SES-RS (BP e POP)


Mas como, de fato, posso aplicá-las em meu estabelecimento?

A Eali tem a solução! Realizamos a elaboração de um manual de boas práticas próprio para cada empresa, um documento personalizado de acordo com suas especificações.

No manual irão conter os procedimentos de controle para cada etapa do processamento.

A elaboração de Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) ou Procedimento Operacional Padronizado (POP) dão suporte à elaboração deste manual, tendo a descrição detalhada de como fazer, monitorar, registrar, corrigir e verificar certos itens das Boas Práticas. Portanto, ao adotar as BPF’s, as normas estabelecidas devem ser operacionalizadas pela implementação de procedimentos rotineiros, aderindo programas de monitorização, registros, ações corretivas e verificação por meio de checklists.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page