top of page
  • Foto do escritorVictor Raffo

Ficha Técnica: O que é e qual sua importância para os serviços de alimentação?

Atualizado: 13 de nov. de 2020

A ficha técnica de alimentos é um documento de instruções que determina os ingredientes, o processo, assim como a sua porção a ser utilizada para uma determinada receita. Ela é mais comumente utilizada no setor de gastronomia por bares e restaurantes, mas também possui aplicações em indústrias de alimentos.

Sua funcionalidade se baseia em garantir o padrão de qualidade e o levantamento do custo unitário de cada receita de um estabelecimento. Dessa forma, a ficha técnica pode ser separada em “Operacional” e “Gerencial”.


Ficha Técnica Operacional

É ideal para indicar o processo de produção de um prato, contendo as quantidades, os ingredientes e as técnicas de preparo de forma detalhada. Isso garante a qualidade e uniformidade em todas as receitas. Ter uma ficha técnica operacional assegura que a informação sobre o preparo dos seus produtos não fique restrita aos funcionários, ou seja, quando houver uma possível rotatividade de equipe, nenhum "segredo" é perdido.


Ficha Técnica Gerencial

Como o próprio nome diz, esse modelo é mais voltado para a gestão do seu negócio. É ideal para informar os custos da produção de cada receita. Assim, há um melhor controle de rendimento, custos fixos sobre cada produto e, também, da margem de lucro por item.


A importância das fichas técnicas

Fazer uma ficha técnica é o primeiro passo para um bom gerenciamento do seu empreendimento, visto que você consegue verificar qual é o custo efetivo do seu produto, ajudando na precificação, montagem de cardápio, controle de insumos e na organização da rotina produtiva da empresa, garantindo um padrão de qualidade no produto final.

O nosso serviço

Na Eali, realizamos a personalização dos dois tipos de ficha técnica citados: o operacional e o gerencial. Ou seja, além de descrevermos o passo a passo de cada receita, informando a quantidade de ingredientes e a técnica de preparo de forma detalhada e de fácil entendimento, também explicitamos o custo unitário de cada ingrediente, totalizando o custo total do prato e o seu rendimento. Quer saber mais sobre como seriam as fichas técnicas para o seu estabelecimento? Contate a gente!

1 comentário

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page