top of page
  • Foto do escritorCristian Peterle

Entendendo as tabelas nutricionais de forma clara e objetiva

O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embalados está regulamentado no Brasil desde 2001. Com o passar do tempo vem sendo atualizado o modo de disposição dessas informações para facilitar o entendimento, por este motivo a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou recentemente mudanças na rotulagem de alimentos.


Dados levantados pelo Ministério da Saúde demonstraram que aproximadamente 70% dos consumidores consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra, no entanto, mais da metade não compreende adequadamente o significados dos informações.



E você, sabe o que significa os dados que compõem a tabela nutricional? Abaixo iremos descrever algumas nomenclaturas importantes para o correto entendimento das mesmas:


Porções

  • Porção: é a quantidade média que deve ser ingerida por pessoa a cada vez que o alimento for consumido.

  • %VD: percentual de valor diário é um numero que indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação à uma dieta de 2000 calorias por dia.

  • Valor energético: é a energia produzida por nosso corpo através dos carboidratos, proteínas e gorduras totais.

  • Carboidrato: são os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer energia para o corpo. Há maior quantidade deste em massas, pães, arroz, farinhas no geral.

  • Proteína: são componentes dos alimentos necessários para o corpo. Há maior quantidade desta em carnes, aves, peixes, ovos.

  • Fibras: componente dos alimentos que auxilia no funcionamento do intestino. Contém em frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais.

  • Gorduras totais: referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontrados no alimento.

  • Gordura saturada: tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. Deve ser consumida de forma moderada, pois em grandes quantidades pode alterar nosso colesterol.

  • Gordura trans: o consumo deve ser muito reduzido, grandes quantidades pode acarretar em doenças cardíacas. Essa gordura geralmente está presente em produtos industrializados, como: margarina, sorvetes, salgadinhos.

  • Sódio: está presente no sal de cozinha e deve ser consumido com moderação.


As pessoas estão cada vez mais a procura de uma alimentação saudável, com baixo teor de gorduras e sódio, maiores quantidades de proteínas, além disso, existe um amplo grupo de celíacos e intolerantes. Por estes motivos as informações das tabelas nutricionais devem ficar dispostas de forma clara e objetiva.


Se interessou pelo nosso conteúdo? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e assinar nossa Newsletter gratuita!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page