top of page
  • Foto do escritorStephani Oss Emer

Embalagens para frituras: como seria a ideal?

Atualizado: 21 de mai. de 2021


Os alimentos fritos possuem uma característica marcante e muito adorada pelos seus consumidores: a sensação crocante ao serem mastigados. Além dessa sensação agradável durante o consumo, a coloração dourada, brilhante e uniforme também contribui para uma maior aceitação do produto pelo consumidor. Entretanto, quando os produtos fritos são preparados e demoram mais tempo para serem consumidos, essas características são colocadas em risco e, consequentemente, podem desagradar seu consumidor final.



Durante o processo de fritura, os alimentos adquirem uma temperatura elevada e ocorre a evaporação de moléculas aromáticas dos alimentos. A partir dessa evaporação, torna-se necessária a ventilação do ambiente em que o produto está a fim de evitar com que ele murche ou ganhe um aspecto menos atrativo do que quando saiu do fogo.

Com relação às embalagens, as frituras podem ser colocadas em envoltórios de plástico, papel e até papelão próprio para alimentos. Porém, em qualquer meio de armazenamento, esses produtos necessitam de ventilação para evitar com que a umidade se acumule e tire sua propriedade crocante, como citado acima. Essa ventilação pode ser garantida através de pequenos furos na embalagem. Vale ressaltar que pequenos respiradouros já são suficientes para permitir a saída de vapor e umidade, além de manter a temperatura desejada para o consumo desses produtos.



Outro cuidado importante durante a preparação para a entrega dos alimentos fritos é a forma com que são manipulados e colocados dentro das embalagens. Embrulhar esses produtos firmemente e com força pode acabar rompendo sua textura crocante, principalmente ao longo do caminho de entrega. Isso ocorre porque qualquer choque mecânico, mesmo leve, acabará danificando sua característica física essencial e acabará desagradando o consumidor final.

Além disso, como dito acima, colocar papéis ao redor do produto de forma rígida fará com que a umidade seja selada dentro da embalagem e o produto umedeça em excesso.


Você produz alimentos fritos e deseja aumentar a qualidade durante a entrega? A Eali realiza o serviço de pesquisa de embalagem, através da análise das propriedades químicas e físicas principais e essenciais do seu produto a fim de mantê-las durante o processo de delivery! Entre em contato com nossa equipe!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page