top of page
  • Foto do escritorEali

Embalagens em atmosfera modificada

Sempre que passamos por supermercados, vemos os mais variados tipos de embalagens, sejam elas pra salgadinhos, suco em pó, macarrão instantâneo, maionese, etc. E claro, sempre prestamos atenção naquelas em que percebemos o alimento muito bem preservado, bonito e em bom estado. Contudo, você já se perguntou como isso é possível? Então continua aqui que eu te conto!

Tudo isso é possível graças à técnica de embalagens em atmosfera modificada (EAM). Ela possibilita que produtos frescos, minimamente processados, mantenham boa aparência e preservem sua textura e valor nutricional. O ambiente criado pela embalagem garante estender a vida útil de prateleira do alimento sem adição de estabilizantes ou conservantes. Frequentemente, comerciantes optam pela EAM para assegurar produtos frescos e saborosos, de modo que atendam as expectativas dos consumidores para a qualidade de seu estabelecimento.

Mas afinal, o que exatamente, são as embalagens em atmosfera modificada?

Simples! A EAM é uma embalagem de barreira ou com alta permeabilidade (dependendo de cada alimento) a qual possui uma mistura de gases, contendo ao menos, Nitrogênio (N2) e Dióxido de Carbono (CO2), mas em algumas aplicações pode conter até mesmo Argônio, Hidrogênio e Hélio. Essa mistura de gases é propriamente adequada, ajustada e cuidadosamente controlada de acordo com as necessidades de cada produto.

E então, como ela funciona?

A mistura de gases colocada na EAM diminui a velocidade do processo de envelhecimento do produto, de modo que não haja alteração na cor, sabor ou odor tão rapidamente. Isso ocorre devido a um processo de retardo da deterioração do produto, já que a mistura dos gases é projetada para controlar os parâmetros que afetam a decomposição dos alimentos, como o próprio processamento industrial, temperatura, umidade, pH, etc.

Embora a opção por utilizar as embalagens em atmosfera modificada ainda ser uma opção mais cara e complexa do que as embalagens comuns, é uma técnica que pode agregar mais valor ao produto final, de forma que a médio e longo prazo, pode ser uma opção muito vantajosa para o comerciante.

Ficou com dúvida sobre embalagens de alimentos? Entre em contato conosco, clicando aqui!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page