top of page
  • Foto do escritorJoão Vítor

Destilação e fermentação na produção de bebidas: quais as diferenças?

Atualizado: 13 de nov. de 2020

Destilação e fermentação são processos de produção diferentes. Para sabermos a diferença entre essas operações unitárias precisamos definir o que elas são:


Destilação

É um processo de separação de uma mistura utilizando o aquecimento. Essa mistura pode ser de dois líquidos ou de sólidos dissolvidos em um líquido. Através do aquecimento, a substância mais volátil se torna vapor enquanto o menos volátil permanece em estado líquido. Após essa etapa, o vapor passa por um condensador que transforma o vapor extraído em líquido novamente.


Fermentação

Nesse processo, microrganismos digerem açúcares de determinados alimentos como frutas e cereais (na cerveja, por exemplo, é o malte da cevada), e produzem álcool e gás carbônico. Esse procedimento pode durar alguns dias e se tem como resultado o mosto.


Diferenças entre destilação e fermentação na produção de bebidas

O que acontece é que no processo de produção de bebidas destiladas, como a cachaça e o uísque, se faz a destilação do mosto após a fermentação. Já nas bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho, esse mosto segue para outros estágios do processo de produção até formar o produto final.


Um exemplo claro está na produção de cerveja e de uísque. Ambos possuem a mesma matéria-prima: o malte. As duas bebidas passam então pelo processo de fermentação, onde os microrganismos se alimentam do açúcar e liberam o álcool. Como resultado, o líquido fermentado passará por mais algumas etapas do processo para a produção de cerveja. Já para a fabricação do uísque, o mesmo líquido fermentado precisa passar pelo processo de destilação, concentrando o álcool presente.


Conclusão

Então, podemos dizer que todo destilado surge primeiro como fermentado. A destilação é um passo seguinte à fermentação na produção de bebidas alcoólicas destiladas. Isso acarreta em um teor alcoólico maior nos destilados em comparação aos fermentados, já que após a etapa de fermentação há a presença de etanol no mosto e quando é feita a destilação, devido à volatilidade do etanol, resulta em um aumento da concentração de etanol no destilado resultante.


Tem interesse em analisar os constituintes das suas bebidas? Contate a Eali!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page