top of page
  • Foto do escritorEali

Suplementos Alimentares: benefícios e aplicações

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), suplementos alimentares são produtos que possuem como funções oferecer nutrientes, enzimas, substâncias bioativas ou probióticos em complemento à alimentação. Trazem inúmeros benefícios a quem os consome, e devem ser ingeridos de acordo com o objetivo e as características de cada indivíduo. Normalmente são encontrados na forma sólida, mas alguns podem ser encontrados na forma líquida também. Devido às várias funções exercidas, dividem-se em 3 grupos: os hipercalóricos, os proteicos e os termogênicos.

Os suplementos hipercalóricos fornecem carboidratos e aminoácidos que o organismo humano não consegue produzir, contendo alto valor energético e, como o próprio nome diz, são ideais para quem deseja uma dieta hipercalórica, ajudando com os treinos de musculação ou para quem tem dificuldade em ganhar peso.

Os suplementos termogênicos, por sua vez, são produzidos a partir de cafeína, taurina e vitaminas, podendo ter em sua composição, chá verde e outras substâncias derivadas de chá, e pode ser encontrado na forma de sólido em cápsulas, ou em forma de pó. Eles aceleram o metabolismo e por conseguinte, facilitam a perda de peso e gordura corporal, ao mesmo tempo em que aumentam a disposição para realizar as atividades físicas. São considerados suplementos muito eficientes para quem busca amplificar o processo de perda de peso ou até mesmo de definição muscular, sendo que os melhores são desenvolvidos para abordar múltiplos mecanismos de ação que levam ao emagrecimento.

No entanto, a combinação entre termogênicos naturais, como gengibre, pimenta, guaraná e chá verde, e o suplemento alimentar é o ideal quando se fala em perder peso de forma saudável, além disso, apesar da promessa de contribuir para o emagrecimento, os termogênicos devem ser utilizados como um complemento à atividade física e dieta.

Além dos já citados, há também, os suplementos proteicos, que são os mais conhecidos. Eles são desenvolvidos por meio da proteína do soro do leite, e possuem em sua composição, aminoácidos que contribuem na formação de músculos, causando, como benefício, ganho de massa muscular e impedindo o catabolismo, isto é, a degradação dos músculos para fornecer energia ao corpo. Um exemplo deste tipo de suplemento é o Whey Protein, que pode ser encontrado em vários sabores, devido ao aditivos incluídos em sua composição.


Tem curiosidade sobre outros assuntos na área de alimentos? Acesse aqui e conheça nossos outros materiais, são gratuitos! Caso tenha alguma dúvida ou tenha interesse em nossos serviços, entre em contato conosco.






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page