top of page
  • Larissa Bruscato

Conservantes naturais: aplicações e benefícios.

Os conservantes são uma classificação de aditivos, eles possuem a função de aumentar o tempo de vida útil de um alimento, procurando manter suas propriedades organolépticas, físicas e químicas. Eles atuam diretamente no produto, protegendo-o de microrganismos e reações que possam deixá-lo impróprio para o consumo.

Estes são divididos em naturais e artificiais. Os conservantes artificiais podem trazer efeitos negativos para o consumidor, por essa razão, a priorização por utilizar os naturais está aumentando. Alguns conservantes naturais são bem comuns, como por exemplo o sal e o açúcar que preservam o alimento através da reação de osmose, onde parte da água do alimento é retirada, impedindo a proliferação de microrganismos. Alguns outros exemplos são o vinagre, muito utilizado em conservas de vegetais e o limão, que possui ação antioxidante.



Alguns conservantes naturais não são muito utilizados no ambiente doméstico, mas sim na indústria de alimentos. Alguns exemplos como ácido láctico, que diminui a taxa de crescimento de microrganismos, além de inibir alguns microrganismos patogênicos. O sorbato de potássio, um conservante natural que possui ação antifúngica e antibacteriana. E também a vitamina C que é amplamente utilizada na indústria, é um ótimo antioxidante.

Quando falamos de conservantes naturais, é importante pontuar as suas diferenças com relação aos artificiais.

  • As opções de conservantes naturais são muito mais restritas;

  • Não possuem eficácia tão ampla quanto os artificiais;

  • Normalmente é necessário utilizar uma quantidade maior de conservante natural quando comparado com um artificial;

  • Podem ter efeito negativo nas características sensoriais dos alimentos, como costuma ser necessário utilizar uma concentração maior, isso pode gerar modificações.

A utilização de conservantes naturais também apresenta vantagens, além de estender a vida útil e garantir a segurança dos alimentos, eles permitem a elaboração e inserção no mercado de novos produtos com melhor qualidade e propriedades nutricionais, sem a utilização de componentes artificiais em sua formulação.

A utilização de conservantes naturais se apresenta como promissora e desejável tanto pela indústria, quanto pelos consumidores. Apesar dos fatores limitantes e das possíveis desvantagens na utilização dos conservantes naturais, a extensão da vida útil dos produtos e a rotulagem limpa dos alimentos colocam a substituição de aditivos químicos por aditivos naturais como uma prática crescente em pesquisas e na sua utilização na indústria.

Se interessou pelos conservantes naturais ? Saiba mais sobre Métodos de conservação e para outras informações entre em contato com nossa equipe.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page