top of page
  • Foto do escritorEali

Como as embalagens afetam na conservação de alimentos?

Muitos alimentos perdem suas características sensoriais ou são descartados por não estarem embalados da maneira correta. Cada tipo de alimento tem necessidades específicas no que diz respeito à sua armazenagem, conservação e transporte que devem ser levados em consideração pelo estabelecimento que os fornece.

Dessa forma, é importante que seja realizado um estudo prévio para identificar a embalagem que melhor conserva o seu produto.

Conheça os materiais mais comuns para embalagens:


- Vidro: apesar das embalagens de vidro quebrarem com facilidade, quando bem vedadas isolam o alimento do contato externo. Normalmente, reservam líquidos ou grãos devido à sua impermeabilidade e durabilidade e, além do vidro ser um material reciclável, muitas vezes o próprio consumidor pode reutilizar o recipiente.


- Alumínio: são embalagens leves, maleáveis e duradouras, sendo ideais para transporte por longas distâncias e para alimentos fotossensíveis. Geralmente, são utilizados como recipientes para diversas categoriais de molhos, sucos industrializados e latinhas.


- Isopor: é um ótimo isolante térmico, o que faz desse material um atrativo para indústrias e para o sistema delivery de restaurantes que precisam manter os alimentos frescos durante o transporte. Porém, trazem malefícios ao meio ambiente devido a sua degradação.


- Plástico: é um material extremamente versátil, podendo assumir diferentes características, formas e densidades de acordo com a sua fabricação e as exigências do cliente. Mas, deve-se ressaltar que são extremamente prejudiciais à natureza também devido a sua degradação e a sua quantidade existente no planeta. Além disso, é preciso utilizá-lo respeitando normas ambientais.


- Papel cartonado: as embalagens de papel cartonado são muito práticas por serem armazenadas em formato de chapa. Normalmente, são compostas por mais de uma camada que as dão características isolantes. As embalagens Tetra Pak dos leites são um ótimo exemplo de como esse material é utilizado.


- Embalamento a vácuo: o processo de armazenamento a vácuo consiste em retirar todo o ar existente na embalagem do produto, dificultando a proliferação de microrganismos. Normalmente é utilizado para reservar carnes e grãos.


A partir deste levantamento, nota-se que manter um alimento conservado em uma embalagem adequada é extremamente benéfico, tanto para o consumidor quanto para o produtor, pois preserva suas qualidades nutricionais, facilita o transporte e tende a prolongar a durabilidade do produto. Portanto, contratar uma empresa especializada para o estudo e a elaboração de embalagens apropriadas, diferenciadas e personalizadas pode ser uma ótima alternativa para os negócios.


Está a procura da melhor embalagem para o seu produto? A Eali oferece o serviço de estudo de embalagem juntamente com a prospecção de possíveis fornecedores. Entre em contato!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page