top of page
  • Foto do escritorCarolina Flores

Qual a vantagem de se trabalhar com alimentos ultra congelados?

Atualizado: 9 de nov. de 2020


Panorama sobre os alimentos congelados: Durante muito tempo a comida congelada era sinônimo de baixa qualidade, tanto pelo sabor quanto pelo valor nutricional. Hoje em dia essa realidade mudou, graças ao surgimento da tecnologia de equipamentos, ou melhor, do ultra congelador.

Por que investir no congelamento de alimentos? O congelamento é um método de conservação de alimentos que ocorre pela transformação da água líquida presente para a forma sólida. Assim, o desenvolvimento de micro-organismos, as reações químicas e as atividades enzimáticas são retardados. Isso prolonga a vida comercial dos alimentos, o que é vantajoso tanto para o consumidor quanto para o vendedor.

Desafios: O problema está quando o congelamento é feito de forma lenta: os líquidos e vapores de água presentes naturalmente no alimento se transformam em grandes cristais de gelo, rompendo e modificando a estrutura do produto, principalmente daqueles com estrutura mais rígida, como as frutas. Ao descongelar um produto que passou por esse processo, o líquido perdido de dentro das células leva embora parte do sabor, da cor e dos nutrientes, dando o aspecto de um alimento aguado e, muitas vezes, sem gosto.

Vantagens do ultra congelamento: No ultra congelamento, também conhecido como flash freezing, o alimento alcança temperaturas negativas rapidamente. É aí que está a grande diferença: por ser rápida, essa técnica proporciona a formação de cristais de gelo menores, reduzindo alterações na estrutura da célula. Dessa forma, a textura e a qualidade dos produtos são melhores preservadas quando descongelados. O resultado é uma comida saborosa, saudável e prática para o dia a dia.

Aderir ao ultra congelamento é estar informado sobre as inovações do mercado. Além da maior eficiência em preservar as características organolépticas, ao contrário do congelamento comum, os alimentos que passam por esse processo não precisam de conservantes, oferecendo segurança aos consumidores, reflexo de uma boa alternativa para conservação de diversos produtos.

Que tal investir em alimentos congelados? Podemos te ajudar na implementação desse método de conservação!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page