• Lucca Moura

Você sabe como reaproveitar alimentos?

Apesar de muitas pessoas saberem a importância e as vantagens de reaproveitar alimentos, poucas realmente sabem a incrível gama de possibilidades existentes. Quase todos os alimentos dispõem de grande qualidade nutricional em suas partes normalmente descartas.


No geral, as partes não convencionais dos alimentos possuem qualidade nutricional mais elevada se comparadas às partes que consumimos. A casca da banana, por exemplo, possui mais que o dobro de vitamina C que sua polpa. Semelhantemente, na casca de abóbora, de maracujá e de diversas frutas é constatada maior concentração de nutrientes quando comparada à região da polpa. Esse fenômeno também ocorre com caules e sementes. Sabendo de tais benefícios e da importância de reutilizar alimentos para o meio ambiente, confira algumas sugestões de reaproveitamento:


  • Sementes - São muito nutritivas e com elas é possível fazer farofas ricas em fibras, basta triturá-las no liquidificador. Elas também podem ser consumidas doces ou torradas pelo forno. As sementes mais comuns utilizadas são as de abóbora, as quais são fonte de proteína, elevam os níveis de potássio e magnésio e fortalecem seu sistema imunológico.

  • Caules e talos - Podem ser utilizados por completo. No caso dos temperos, as propriedades sensoriais de caules e talos são muito semelhantes às das partes priorizadas, com o benefício adicional de apresentarem uma qualidade nutricional superior. Quando se trata de caules de leguminosas como a beterraba, é possível realizar pratos e cremes muito saborosos.

  • Cascas - Dispõem de uma incrível variedade de alternativas de reaproveitamento. Podem ser as protagonistas de doces, geleias, chás e, quando trituradas, compõem um bolo apetitoso, como o de casca de banana, de maçã, de laranja, de abacaxi ou de manga.

  • Comidas com sobras - Mesmo que essa seja a forma mais comum de reaproveitamento, o desperdício de alimentos ainda é exorbitante e é importante salientar a importância de evitá-lo. Com as sobras da geladeira, é possível fazer pratos deliciosos, como bolinhos e risotos com as sobras do arroz; doce de leite e ambrosia com leite talhado; torradas ou farinha de rosca com pães velhos. As alternativas são inúmeras! Além disso, cabe ressaltar que grande parte dos caldos gourmet são realizados com partes que normalmente são descartadas por consumidores, tais como talos de temperos, ossos e partes menos nobres de carnes. Portanto, é válido ressignificar a relação que temos com as sobras de alimentos, afinal, bem preparadas, elas podem se transformar em pratos de luxo.

  • Para beleza - Cascas de banana, abacate, tomate, batata e mamão possuem minerais que são ótimos para hidratação da pele, basta pressioná-las contra o rosto e deixá-las em contato com a pele durante alguns minutos e posteriormente retirá-las. A eficácia desse cuidado estético é potencializado se for utilizado frequentemente.

  • Compostagem - A compostagem é um método para adubar o solo através da inserção de matéria orgânica, podendo ser realizada de forma caseira em hortas e jardins através da deposição de sobras de alimentos. Além disso, é um ótimo meio de garantir o descarte correto dos resíduos orgânicos. Nós, da Eali, elaboramos um eBook que aborta mais detalhadamente sobre o método de compostagem, assim como há várias outras dicas interessantes sobre sustentabilidade. Confira!

Em vista disso, é possível constatar que reaproveitar alimentos traz benefícios tanto para nós, quanto para o meio ambiente e, por isso, é uma prática que deve ser aderida por todos. Vale salientar que essa prática é essencial que não somente aos consumidores, mas também é essencial aos produtores se consciencializarem sobre a importância de reduzir desperdícios e reaproveitar alimentos.


Tem interesse no assunto? Dentre nossa Carta de Serviços, realizamos Gestão de Resíduos. Para saber sobre essa e outras soluções, entre em contato conosco!

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

A Eali é uma empresa júnior de consultoria em Engenharia de Alimentos da UFRGS.

A Empresa

Av. Bento Gonçalves, 9500
90540-000 Porto Alegre, Rio Grande do Sul

(51) 999 029 862

Copyright 2018 © EALI. Todos os direitos reservados.