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Vitamina B12 nos alimentos: para que ela serve no nosso organismo?


A vitamina B12, também chamada de cianocobalamina, exerce um papel muito importante no nosso organismo, pois ela faz parte da formação de células sanguíneas e ajuda na formação de neurônios. Porém, o nosso corpo não é capaz de produzi-la, então é de extrema importância consumir alimentos nos quais ela esteja presente.




Onde encontro a Vitamina B12?


A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como

carnes, fígado, leite e derivados, peixes, frango, ovos e frutos do mar. No entanto, mesmo que a vitamina B12 não possa ser encontrada de forma natural nos alimentos de origem vegetal, como leites vegetais, cereais matinais e levedo de cerveja, esses alimentos podem ser enriquecidos com ela, o que torna possível a consumação para quem segue uma dieta vegetariana.


Ela também pode ser encontrada em suplementos ou alimentos fortificados, podendo ser em forma de cápsula, gotas, injetável ou comprimidos, sendo esse método indicado somente quando a pessoa possui deficiência dessa vitamina. Pessoas com doenças inflamatórias intestinais, HIV positivo, gastrite atrófica, disbiose e após cirurgia bariátrica podem predispor a essa deficiência.


Mas para que serve a Vitamina B12 no nosso organismo?


Como comentado anteriormente, a Vitamina B12 é essencial para formação de células sanguíneas, ajudando na prevenção de anemia megaloblástica, causada pela deficiência dela. Ajuda na saúde do coração, pois quando essa vitamina está em níveis adequados, ela impede o aumento dos níveis de homocisteína - aminoácido que se estiver em grandes quantidades pode auxiliar no aumento de doenças cardiovasculares - no sangue. Além de ser importante para a manutenção e o desenvolvimento das funções do sistema nervoso central, e para o metabolismo de carboidratos e proteínas, auxiliando na disposição mental e física.


O que a deficiência dela pode causar?


A deficiência da vitamina B12 pode causar uma anemia, que consequentemente leva ao desânimo, fadiga e fraqueza. Além disso, a pessoa que apresenta essa deficiência pode desenvolver estomatite (aftas), uma sensação de ardência na língua, fraqueza nas pernas, câimbras, formigamentos, falha de memória, depressão e, em quadros mais graves, pode ocorrer déficit motor. Em casos não tratados pode causar até mesmo demência.

Assim, pacientes com dietas restritas e veganos, que possuem uma menor disponibilidade da vitamina B12 nos alimentos, devem monitorar os níveis dela e se manter atentos se há a necessidade de reposição.



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