13.jpg
Xiseria

Fichas técnicas

Situação

A Xiseria Plano B tem o propósito de elaborar o xis raiz gaúcho com o diferencial de todos os ingredientes serem de alta qualidade. Pelo sucesso do estabelecimento na região, o dono do local tinha o plano de abrir franquias por Porto Alegre, mas, para isso, sabia da necessidade da elaboração das fichas técnicas para assegurar que todos os seus produtos seriam produzidos da mesma maneira. Além disso, o cliente precisava de um maior controle gerencial na produção dos xis. 

Problemas

Existiam dois problemas que se interligavam, sendo o primeiro a falta de um processo de padronização dos seus pratos e repasse de informações para os funcionários. As consequências disso eram o descontrole dos gastos com os produtos utilizados; ausência de padronização da produção; quantidades distintas de cada ingrediente nas mesmas categorias de lanches e mudança no preparo do prato a partir da troca de funcionários por turnos ou até mesmo um novo funcionário. Todas essas situações geravam insatisfação entre o dono e os clientes, pois havia uma despadronização dos pratos, bem como trazia prejuízos ao estabelecimento.

O segundo problema tratava-se da experiência pouco agradável do proprietário com outra empresa, obtendo resultados insatisfatórios, apesar do alto investimento. Assim, estava receoso em investir em serviços para o seu estabelecimento.

Tem interesse em elaborar fichas técnicas?

Saiba como podemos lhe ajudar!

Solução

Os consultores da Eali visitaram a empresa, fizeram um levantamento dos produtos que eram utilizados juntamente com seus preços e, assim, conseguiram elaborar as fichas técnicas. As fichas entregues englobavam todos os utensílios utilizados pelos funcionários na preparação dos alimentos, os ingredientes de cada prato, suas respectivas quantidades e o modo de preparo detalhado para que sempre fossem elaborados de forma padrão. Também estava descrito detalhes sobre como são armazenados e higienizados os ingredientes antes da produção, garantindo que, caso haja uma rotatividade de funcionários, tudo esteja explicitado nesse documento.  Além disso, havia o custo de cada receita visando o controle financeiro do que estava sendo gasto. 

Depoimento do cliente

Design-sem-nome-_26_ (1).jpeg

"A Eali é uma empresa que eu quero sempre próxima a mim.

Senti uma energia muito diferente de outras consultorias que já contratei.

São jovens com vontade de mudar o mundo e fazer a diferença."

Junior Maroso, dono do Ovo Gastronomia, Haus Burger e Xiseria Plano B.