Casa de Carnes

Manual de Boas Práticas de Fabricação

Manual de boas práticas de fabricação

Uma agente do SIM, serviço de inspeção municipal, foi, em um determinado dia, realizar uma vistoria em uma casa de carnes. Lá, ela percebeu que algumas questões deveriam ser revistas, como a elaboração de um Manual de Boas Práticas e POPs. Logo, estipulou um prazo para que o local apresentasse um manual pronto, caso contrário, poderia sofrer punições como multas, ou até o fechamento de sua empresa. Em seguida, uma cliente da Eali indicou o nosso trabalho para ele, pois já somos reconhecidos pela excelência, minuciosidade e preço acessível dos Manuais. Ele nos encontrou através do site.

Desafio

Esse projeto é bem complexo devido a quantidade e a minuciosidade das informações. Todos os procedimentos devem ser descritos de maneira detalhada e completa.

 

O principal desafio encontrado pelos membros foi o grau de exigência pedido, por ser um processo industrial, bem como, o cumprimento da legislação, que é bem específica.

Somado a isso, houve a necessidade de ter muita flexibilidade com o cliente. A EALI solicitou o que deveria ser feito. Dentro dessas solicitações, havia algumas que a agente não tinha pedido, logo, o cliente as questionou. Ele queria fazer apenas o que lhe foi cobrado.

SOlução

Com o uso do MAPA, da portaria n°368 e do decreto n° 13.252, a equipe aplicou um check list apontando o que estava fora dos padrões. Montou um plano de ação e o entregou para o cliente. Houve também, a necessidade da flexibilidade quanto às indagações do dono durante a execução do projeto.

Por parte dos membros, a execução dessa tarefa agregou muito valor, tanto de caráter técnico, como pessoal. Experimentaram de um desenvolvimento de suas habilidades de comunicação, por estarem sempre em contato com o açougue, e de organização, por lidar com tantas informações diferentes, do chefe e dos funcionários. Além disso, ocorreu a aprendizagem de conhecimentos novos sobre os mecanismos e procedimentos desse tipo de indústria e o exercício da paciência, já que a finalização não dependia apenas da Eali.

Tanto o cliente quanto a responsável técnica do local elogiaram o trabalho entregue. Segundo eles, estava detalhado, completo, prático e de fácil entendimento. Agradeceram, também, pela dedicação por termos ido ao local para explicar seu conteúdo e uso.

Tem interesse em elaborar um MBPF?

Saiba como podemos te ajudar. Entre em contato.

A Eali é uma empresa júnior de consultoria em engenharia de alimentos da UFRGS.

Copyright 2018 © EALI. Todos os direitos reservados.

A Empresa

Av. Bento Gonçalves, 9500
90540-000 Porto Alegre, Rio Grande do Sul

(51) 999 029 862