Design-sem-nome-_7_ (1).jpeg
Doce de coco

Métodos de conservação

Situação

Em 2018, uma adolescente vegana, cansada de não ter opções de doces veganos e baratos, decidiu empreender e começar comercializar doces de coco sabor brigadeiro e doce de leite. A empresa estava obtendo sucesso nas vendas dos seus doces, entretanto vários estabelecimentos estavam exigindo uma maior durabilidade do doce, já que o produto estava  contaminado pela deterioração fúngica em apenas seis dias.

Projeto

O projeto consistiu no estudo de métodos de conservação para o doce. A metodologia do projeto consistiu na realização de diversos testes, sendo eles um teste implementando as Boas Práticas de Fabricação (BPF), sem aditivos e outro teste aplicando BPF, combinada com o uso de aditivos. Após os testes, foram analisadas microbiologicamente as amostras de cada batelada, afim de verificar se havia aumento da vida de prateleira (shelf-life) do produto.

Gostaria de aumentar a durabilidade do seu produto? Entre em contato conosco!

Solução

Os resultados da análise de shelf-life foram muito satisfatórios: o doce que continha aditivo estava seguro para consumo por dois meses. Além disso, com a padronização do tempo e da temperatura, a equipe obteve a diminuição de quarenta por cento do tempo de produção do doce

A Eali é uma empresa júnior de consultoria em Engenharia de Alimentos da UFRGS.

A Empresa

Av. Bento Gonçalves, 9500
90540-000 Porto Alegre, Rio Grande do Sul

(51) 996 982 665

Copyright 2018 © EALI. Todos os direitos reservados.