Eali

12 de jan de 20222 min

Embalagens em atmosfera modificada

Sempre que passamos por supermercados, vemos os mais variados tipos de embalagens, sejam elas pra salgadinhos, suco em pó, macarrão instantâneo, maionese, etc. E claro, sempre prestamos atenção naquelas em que percebemos o alimento muito bem preservado, bonito e em bom estado. Contudo, você já se perguntou como isso é possível? Então continua aqui que eu te conto!

Tudo isso é possível graças à técnica de embalagens em atmosfera modificada (EAM). Ela possibilita que produtos frescos, minimamente processados, mantenham boa aparência e preservem sua textura e valor nutricional. O ambiente criado pela embalagem garante estender a vida útil de prateleira do alimento sem adição de estabilizantes ou conservantes. Frequentemente, comerciantes optam pela EAM para assegurar produtos frescos e saborosos, de modo que atendam as expectativas dos consumidores para a qualidade de seu estabelecimento.

Mas afinal, o que exatamente, são as embalagens em atmosfera modificada?

Simples! A EAM é uma embalagem de barreira ou com alta permeabilidade (dependendo de cada alimento) a qual possui uma mistura de gases, contendo ao menos, Nitrogênio (N2) e Dióxido de Carbono (CO2), mas em algumas aplicações pode conter até mesmo Argônio, Hidrogênio e Hélio. Essa mistura de gases é propriamente adequada, ajustada e cuidadosamente controlada de acordo com as necessidades de cada produto.

E então, como ela funciona?

A mistura de gases colocada na EAM diminui a velocidade do processo de envelhecimento do produto, de modo que não haja alteração na cor, sabor ou odor tão rapidamente. Isso ocorre devido a um processo de retardo da deterioração do produto, já que a mistura dos gases é projetada para controlar os parâmetros que afetam a decomposição dos alimentos, como o próprio processamento industrial, temperatura, umidade, pH, etc.

Embora a opção por utilizar as embalagens em atmosfera modificada ainda ser uma opção mais cara e complexa do que as embalagens comuns, é uma técnica que pode agregar mais valor ao produto final, de forma que a médio e longo prazo, pode ser uma opção muito vantajosa para o comerciante.

Ficou com dúvida sobre embalagens de alimentos? Entre em contato conosco, clicando aqui!

    4