• Eali

Por que o Brasil não produz uvas passas em escala industrial?

Com a chegada das festas de fim de ano, o consumo de frutas aumenta e uma das frutas mais consumidas nessa época é a uva passa, que causa um grande debate nas redes sociais. Ela invade as mesas de Natal e Ano Novo, não importa se o prato é salgado ou doce, pode atravessar gerações e ela estará sempre presente. Há quem goste e quem deseja nem chegar perto, mas você já parou pra pensar como ela é feita e de onde ela vem?


O que é a uva passa?

É simplesmente uva! Porém a única diferença é que quando a uva não possui um tamanho adequado entre outras características, elas são postas para secar em esteiras estendidas no chão ou na própria videira. Esse processo dura em média de duas a três semanas, isso aumenta sua vida útil, uma vez que acontece a desidratação natural da fruta e suas características nutricionais continuam presentes.

E por que não fabricamos no Brasil?

Por conta do clima e mercado a produção de uva passa no Brasil é extremamente baixa, uma vez que a uva precisa de muito calor no verão e muito frio no inverno. Nós possuímos um verão extremamente chuvoso e isso é uma grande desvantagem pois será necessário equipamentos especiais para produzir a uva passa. Segundo a Associação Internacional de Uvas Videiras (OIV), dos 72,6 milhões de toneladas de uvas disponíveis no mundo, apenas 9% são destinadas para fazer passas, isso significa que não vale a pena o uso de tecnologia para esse tipo de produção. Países como Estados Unidos, Chile e Argentina possuem um custo zero para sua produção pois elas secam naturalmente, sendo vantajoso para esses países a fabricação de uva passa.

Por causa do Mercosul não ter taxação de impostos, fazendo com que a uva passa da Argentina chegue pela metade do preço, consequentemente sai muito mais em conta importar este alimento.


Deseja aumentar a validade de seus alimentos? Converse com um de nossos especialistas, clicando aqui!

0 comentário

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa?