• Eali

Importância da rotulagem correta dos alimentos

Atualizado: Fev 6

A crescente busca por hábitos alimentares saudáveis propiciou maior visibilidade para as rotulagens de produtos. Entretanto, a dificuldade de compreensão dos rótulos se tornou um problema para os consumidores brasileiros, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), na qual 25,1% manifestaram esse problema.


Mas afinal, o que é rotulagem e qual a sua importância?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “rotulagem é toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada em relevo ou litografada ou colada sobre a embalagem do alimento”. A sua importância está relacionada principalmente na comunicação e transparência com o público, uma vez que permite ao consumidor compreender o conteúdo do alimento e lhe dá o direito de escolher o que ingerir.


Do ponto de vista da indústria, o rótulo se apresenta como uma forma de comunicação entre produtor e consumidor. Logo, a transmissão de informações corretas através da rotulagem se tornou uma forma de demonstrar segurança, credibilidade e confiabilidade aos clientes. Já do ponto de vista do consumidor, as informações presentes na rotulagem podem proteger contra alergias e escolhas alimentares errôneas.


A rotulagem nutricional tornou-se um aliado de veganos, vegetarianos e pessoas com restrições alimentares em geral, já que permite o acesso aos ingredientes presentes e uma relação de suas quantidades, uma vez que são listadas em ordem decrescente.


Além disso, é a partir do rótulo que o consumidor obtém conhecimento para escolher alimentos mais saudáveis, adquirindo maior controle sobre a dieta, visando qualidade de vida e diminuição de doenças relacionadas a má alimentação. Destaca-se ainda que alimentos transgênicos também são sinalizados com o intuito de proporcionar o direito à informação para o cliente.


A clareza e precisão das informações presentes na rotulagem são muito importantes para o consumidor, além de determinantes no momento da compra. Por isso, a ANVISA está em processo de mudanças nas normas atuais com o intuito de aumentar a acessibilidade das informações contidas no rótulo de forma a proporcionar maior compreensão por parte da população. Uma das principais mudanças está ancorada na ideia de informar a presença de altos teores de açúcares, gorduras saturadas e sódio de forma simples e clara conforme a imagem acima. Acredita-se que essas mudanças acarretariam na diminuição de situações que induzam ao engano no momento da compra.


Quer desenvolver o seu rótulo e deixá-lo de acordo com a ANVISA?

Entre em contato, podemos ajudá-lo!

Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

A Eali é uma empresa júnior de consultoria em engenharia de alimentos da UFRGS.

Copyright 2018 © EALI. Todos os direitos reservados.

A Empresa

Av. Bento Gonçalves, 9500
90540-000 Porto Alegre, Rio Grande do Sul

(51) 997 415 959

(51) 999 550 910