Em meio a um mundo cada vez mais tecnológico e instantâneo, a comida passa a adquirir um papel de conforto e de retorno às origens e memórias. Além disso, com o fácil acesso à informação, o consumidor deseja entender os processos, os ingredientes e a história de cada alimento. Assim, surge a comida artesanal, transformando produtos e serviços em conceitos e trazendo familiaridade e simplicidade a quem consome.
O que é?
A comida artesanal é caracterizada por uma produção em menor escala e pela presença de ingredientes simples, mais naturais e com qualidade. Possui também um cuidado e uma dedicação em todos os processos de preparo do alimento, o que remete à alimentação preparada em casa pela família do consumidor. Assim, apresenta certo apelo emocional, garantindo maior valorização do produto no mercado.
Por que é tendência?
Percebe-se uma grande demanda do consumidor por produtos mais naturais, sustentáveis e livre de ultraprocessados. Também se observa uma busca por produtos que remetam a memórias e histórias. Portanto, a comida artesanal apresenta-se como uma forte tendência de mercado, possuindo inúmeras oportunidades de comercialização.
A fim de resgatar valores e tradições, receitas antigas e regionais também se enquadram muito bem nessa categoria e apresentam grande aderência do consumidor, que consegue se identificar com o produto.
Com uma alta procura por serviços como esse, surgem plataformas digitais, como clube de assinatura com produtos selecionados e até mesmo delivery de produtos artesanais, que são ótimas alternativas para escalar as vendas.
Principais desafios
É importante ressaltar os desafios que surgem com a produção de alimentos artesanais. Por apresentarem ingredientes mais naturais e menos aditivos, a vida de prateleira do produto artesanal será menor e é necessário investir em estratégias de conservação para aumentar a longevidade do alimento.
Apesar de serem produtos com aspectos caseiros, é indispensável que os alimentos artesanais possuam qualidade e segurança e estejam dentro das normas de comercialização. Data de validade, rotulagem, embalagem e procedência das matérias-primas devem ser os pontos de atenção para se garantir um produto de excelência.
Dessa forma, a comida artesanal consolida-se como uma grande tendência para o mercado de alimentos. Alimentação afetiva, proximidade e conexão com o produto são aspectos muito procurados pelos consumidores. Com a correria imposta pelo trabalho, cada vez mais se procura por uma comida que traga o conforto, a qualidade e o afeto de uma alimentação tradicional antes feita em família. Ainda há, portanto, muitas possibilidades de se explorar o mercado de alimentos artesanais.
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