top of page
  • Foto do escritorEali

Alergênicos: Por que são tão importantes nos rótulos?


Alergênicos, o que são? Basicamente, são classificados em alguns alimentos em que os consumidores podem possuir alguma alergia. Por isso, é de extrema importância que em todos alimentos esteja claro na rotulagem a composição daquele produto, para que não traga malefícios ao consumidor.


A maioria dos alimentos que causam alergia são: trigo, leite, ovos, nozes, peixes, castanhas, soja, amendoim e frutos do mar. Segundo o Departamento Científico de Alergia de Alimentos da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, a única maneira de evitar as reações alérgicas é não ingerindo os alimentos.


Por conta disso, é de extrema importância que as empresas fabricantes de produtos alimentícios informem nos seus rótulos se por acaso algum dos alimentos alergênicos está presente na composição daquele alimento.


Isso já virou lei desde julho de 2015 com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que publicou uma norma em que os fabricantes teriam que declarar em seus rótulos as informações sobre a presença de alimentos que são comumente associados a alergias alimentares.


Algumas maneiras que podem ser colocados no rótulo do alimento para alertar os consumidores:

“Alérgicos: Contém (nomes dos alimentos alergênicos)”;

“Alérgicos: Contém derivados de (nomes dos alimentos alergênicos)”;

“Alérgicos: Contém (nomes dos alimentos alergênicos) e derivados”.



Além desses avisos, ainda é possível que o alimento tenha passado por um contato com algum equipamento que possuía algum ingrediente alergênico. Nesse caso, o rótulo deve conter esse aviso: “Alérgicos: Pode conter (nomes dos alimentos alergênicos)”.


Com isso, fica claro que a falta de uma escrita simples no rótulo de um alimento pode causar uma complicação bem ruim para o consumidor. Então, é de extrema necessidade a empresa ter essa empatia com seu consumidor e jamais esquecer de inserir avisos nos rótulos de seus produtos. Tanto alimentos como bebidas, pois ambos podem conter algum alergênico ou ter passado por algum contato com alimentos alergênicos durante a sua fabricação.


Até porque, o consumidor e a empresa são aliados e o principal papel da indústria é trazer um produto com extrema qualidade e sem perigos para a saúde do seu consumidor.


Já ocorreu algum caso de você ingerir um produto que não possuía o aviso de alergênico no rótulo, ou você conhece alguém que já passou por essa situação? Clique aqui e entre em contato para mais informações!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


Prestamos consultoria em engenharia de alimentos com apoio de professores e laboratórios da UFRGS

Saiba como podemos te ajudar:

Não sabe exatamente do que precisa? 

bottom of page